"Estou sempre cercado de pensamentos; e escrevo, escrevo como quem congela seus próprios orgasmos."

sábado, 6 de novembro de 2010

Altruísmo

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer". Albert Einstein

Todo nós sentimos uma grande insatisfação, por viver numa lamentável sociedade tão corrupta, certo?! Em contrapartida, quantos tentaram mudar isto? Jogue na balança.
O ser humano, no geral, tem isso, essa cede de melhoria junto à uma pré-indisposição de fazer melhorar. O que falta, principalmente, é: confiança, esperança e otimismo. Normalmente as pessoas dizem que não vale a pena tentar lutar, pois é apenas um e nada pode-se fazer. Ok, mas não pense como 'apenas um'. Sabe o que fazes, e sem perceber? Está abrindo mão de um mundo melhor, onde você fará parte da mudança, por pura ausência de audácia. E sabe o que você faz (inconscientemente), para se confortar e não se sentir culpado? Justifica seus erros e sua falta de atitude com os erros dos outros, e é aí onde mora o pecado. O mundo está coberto disso.

Quando isso irá acabar?! Sou muito otimista, acredito que esse dia chegará SIM. Se vou estar vivo para ver está utopia? Bem, sinceramente, acredito que não. Mas acredito nela.
Bem dizia Oscar Wilde: “Um mapa que não inclua a utopia, não é sequer digno de ser consultado, pois ignora o único território no qual a humanidade sempre atraca, partindo em seguida para uma terra melhor”.
Inatingível!!! É, nenhuma utopia é atingível totalmente, mas ela é necessária se não seguimos num vôo cego e num caminho sem rumo.
Sábio foi o poeta gaúcho Mário Quintana ao observar:
“Se as coisas são inatingíveis, ora
Não é motivo para não querê-las.
Que triste seriam os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas”.
Então, por mais que seja inatingível, pecado é não querê-la, não desejá-la, não sonhar... e, principalmente, não colaborar com esta mudança.
A vida está sempre atravessando o tempo, e por mais que tudo peça um pouco mais de calma, ela não para.
O mundo vive exigindo muito de nós... e vivemos esperando muito do mundo. Mude, faça muito pelo mundo, e esqueça que ele lhe deve algo em troca, pois não deve.
As pessoas têm que parar com esse pensamento mesquinho, egoísta, de que é cada um por si e Deus por todos. Pois não é, certamente não é, TODOS nós somos responsáveis pelos que estão à nossa volta, seja amigo, parente ou conhecido.

Por mais que este pareça ser um pensamento "ingênuo", não é, muito pelo contrário, é o mais maduro dos pensamentos. E triste é ver que muita gente julga-o assim.
A falta de sensibilidade solidária nas pessoas é algo muito preocupante.
Abdicar deste sentimento, é gritar o quanto somos monstruosos, ainda que não notemos.

Lute pela sua utopia.
Terminarei com uma frase, usada pelos estudantes europeus, cujo significado se adéqua perfeitamente à todos estes pensamentos:
"Sejamos realistas: exijamos o impossível."

Nenhum comentário: